Confira nossas dicas para preservação do Meio Ambiente:
A Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA) brasileira, estabelecida pela Lei 6938 de 1981, define meio ambiente como “o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”.
O ambiente natural se contrasta com o ambiente construído, que compreende as áreas e componentes que foram fortemente influenciados pelo homem.
Como eu, uma única pessoa, posso ajudar a salvar o planeta?
O planeta está mudando e precisamos mudá-lo para melhor. Existem diversas fatores que afetam o nosso planeta de uma forma negativa, mas a boa notícia é que todos nós podemos ajudar na preservação do meio ambiente.
PRESERVE AS ÁRVORES. Não realize podas drásticas. É importante também não colocar fogo em propriedades, pois isso pode atingir matas nas proximidades.
PRESERVE OS CURSOS DE ÁGUA. Nunca jogue lixo ou entulhos em rios, lagos e outros ambientes aquáticos e, principalmente, preserve a mata ao redor desses locais, pois a vegetação protege os cursos de água contra erosão e assoreamento.
OBEDEÇA ÀS LEIS DE PROIBIDO CAÇAR OU PESCAR.
NÃO COMPRE ANIMAIS SILVESTRES. Quem compra animais silvestres está construindo para o tráfico de animais, um problema que afeta a biodiversidade, podendo até mesmo levar espécies à extinção.
CUIDE DO SEU LIXO. Lembre-se de dar um destino adequado ao seu lixo. Separar o lixo reciclável é importante para diminuir a quantidade de lixo nas grandes cidades.
REAPROVEITE E RECICLE TUDO QUE FOR POSSÍVEL. Caixas e plásticos, por exemplo, podem ser utilizados para guardar alguns objetos. Roupas que você não usa mais podem ser doadas. Alguns produtos podem ser utilizados em artesanatos e decorações. O importante é saber que quanto mais diminuímos a nossa produção de lixo, mais preservamos o meio ambiente.
NÃO DESPERDICE ÁGUA. Crie maneiras de aproveitar melhor água, como reutilizar a água da máquina de lavar, não lavar calçadas com água e diminuir o tempo de banho.
DIMINUA O CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA. Evite o consumo exagerado, lembrando-se sempre de deixar aparelhos desligados quando não estiverem sendo usados e apagar as luzes de ambientes desnecessários.
QUANDO POSSÍVEL, DEIXE O CARRO EM CASA. Os carros produzem grandes quantidades de poluentes. Você pode utilizar o transporte público, criar sistemas de caronas, andar de bicicleta ou ainda ir a pé.
SÓ ADQUIRA PRODUTOS REALMENTE IMPORTANTES. Será que você realmente precisa de tudo que compra? A produção industrial exagerada de produtos consome descontroladamente recursos naturais, como por exemplo a madeira.
Com essas simples dicas, você pode preservar o meio ambiente e ajudar a salvar o planeta!
ENG° Agrônomo Vinicius Cunha – CREA 1013502990D-GO
Responsável Técnico