Operações aplicadas na prevenção de incêndios florestais

Ao longo dos anos, o Corpo de Bombeiros atendeu a diversas ocorrências de Incêndios na área florestal da Associação Geral Alphaville Brasília. Assim sendo, aprimoramos nossas técnicas e táticas através de experiências e dificuldades encontradas no trabalho de prevenção dos Incêndios Florestais. As operações aplicadas na prevenção de incêndios florestais constituem em práticas de ações em favor da preservação das nossas matas, a qual será detalhada a seguir, tendo como referência as principais ocorrências relacionadas a incêndio em vegetação nas áreas de preservação, registradas nos últimos anos.

As operações aplicadas visam prevenir os riscos de incêndios danosos ao meio ambiente com estratégias que diminuem a vulnerabilidade da vegetação nativa, mantendo sempre planejamentos para atuação preventiva aos Incêndios florestais, evitando que estes tomem proporções incontroláveis.

Os Incêndios Florestais ocorrem, geralmente, por causa humana. Nos últimos anos, as operações realizadas diminuíram consideravelmente as ocorrências e os danos causados por incêndios, devido às seguintes práticas:

1. Acompanhamento Técnico;
  2. Vistorias periódicas no perímetro;
  3. Retirada de lixo e entulhos jogados por terceiros;
  4. Instalação de lixeiras em pontos estratégicos;
  5. Roçagem do capim para eliminar material combustível para queimadas;
  6. Abertura e manutenções de aceiros para prevenir que incêndios secundários atinjam a área protegida;
  7. Contratação extra de pessoal;
  8. Treinamento de pessoal com cursos teóricos e certificados;
  9. Aquisição de máquinas e implementos compatíveis com a atividade;
  10. Instalação de placas de advertência e identificação da área ambiental;
  11. Para 2019 estão previstos o plantio compensatório de aproximadamente duas mil mudas nativas do Bioma Cerrado.

As operações iniciadas no ano de 2017 foram superiores às expectativas, os incêndios secundários não atingiram a área de preservação ambiental, provando que as práticas aplicadas são eficientes. Em 2019, com as atividades mais técnicas, dinâmicas e com inovações nas operações aplicadas na prevenção de incêndios, as ocorrências de incêndios se limitaram a focos isolados.  Atualmente, nossas matas estão em pleno desenvolvimento vegetativo como mostram as imagens abaixo.

ENG° Agrônomo Vinicius Cunha – CREA 1013502990D-GO
Responsável Técnico