O animal é considerado o maior roedor do mundo e gosta de ficar perto da água. A Polícia Militar Ambiental diz que recebe quase todo dia chamados para resgatar capivaras.
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) começou recentemente uma pesquisa de controle da população dos animais. Segundo o pesquisador José Roberto Moreira, o convívio próximo com o ser humano não é tão perigoso.
O especialista da Embrapa diz, no entanto, que é preciso ter cuidado com os carrapatos que ficam nelas. Alguns transmitem a febre maculosa, que pode levar à morte se não for tratada a tempo.
“A quantidade de carrapatos com febre maculosa dentro da população de carrapatos é muito pequena, porque a própria febre maculosa é letal para o carrapato. Então se a pessoa procurar evitar de se contaminar e assim que tiver um carrapato no corpo ela tirar, o risco é mínimo.
FEBRE MACULOSA
VOCÊ CONHECE ESTA DOENÇA?
Luiz Antonio da Silveira Melo, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), entomólogo, conhece bem o carrapato-estrela, Amblyomma cajennense. Ele explica que sua ocorrência pode estar em todas as regiões do país e sua picada, além de produzir intenso prurido no local e lesões na pele, pode inocular a bactéria Rickettsia rickettsii, causadora da febre-maculosa.
A contaminação pelo agente da febre-maculosa só ocorre se os carrapatos estiverem infectados. “A contaminação pode também ocorrer por lesões na pele, como por exemplo, quando o carrapato é morto por esmagamento com as unhas, prática esta que não deve ser realizada”, enfatiza Melo.
Quais são os sintomas da Febre Maculosa?
Os principais sintomas da Febre Maculosa são:
- Febre acima de 39ºC e calafrios, de início súbito.
- Dor de cabeça intensa.
- Náuseas e vômitos.
- Diarreia e dor abdominal.
- Dor muscular constante.
- Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés.
Além disso, com a evolução da Febre Maculosa é comum o aparecimento de manchas vermelhas nos pulsos e tornozelos, que não coçam, mas que podem aumentar em direção às palmas das mãos, braços ou solas dos pés.
FIQUE ATENTO
Se você teve contato com carrapatos e alguns dias depois apresentar algum desses sintomas, procure atendimento médico.
A FEBRE MACULOSA tem tratamento.
ENG° Agrônomo Vinicius Cunha – CREA 1013502990D-GO
Responsável Técnico