Plante uma árvore

Plantio de árvores nativas é alternativa para recuperação das Áreas de Preservação Permanente: Associação Geral Alphaville Brasília plantará mil mudas nativas do bioma cerrado em 2019.

A compensação ambiental é uma estratégia para balancear os impactos causados pelos incêndios na biodiversidade. Ela funciona como uma indenização que utiliza espécies nativas em áreas que estejam degradadas ou em áreas em estágio inicial, e em áreas contaminadas com espécies exóticas.

Considerando o sucesso obtido com as manutenções de prevenção a incêncios nas áreas ambientais e controle do capim exótico (Brachiaria brizantha), atualmente a vegetação nativa está em pleno crescimento vegetativo, devido a essas ações que minimizaram a competição do capim exótico com o espaço das mudas implantadas.

plante-arvoreAs atividades de plantio compensatório terá início na próxima segunda-feira 16 de dezembro de 2019 e convidamos a todos os interessados em plantar uma árvore para que escolham suas mudas e mão na massa, ou melhor, mãos na terra!

beneficiosAs árvores nativas oferecem o alimento ideal para a fauna da região, contribuindo com a preservação das espécies locais.

• Elas se adaptam melhor ao clima local.
  • O plantio de mudas nativas para garantir matas ciliares de rios e lagos tem mais chance de dar certo e cumprir a função de proteger cursos d´água contra erosões e desmoronamentos.
  • As mudas nativas contribuem para a manutenção ou ressurgimento de espécies da biodiversidade local.
  • As espécies nativas são mais resistentes a pragas e são muito indicadas em plantios orgânicos, ou seja, em que não se faz uso de agrotóxicos.
  • Espécies de pássaros nativos costumam preferir fazer seus ninhos em árvores que já conhecem, ou seja, da região. Isso não ocorre quando eles se deparam com espécies exóticas.

Por causa desses benefícios, a Associação Geral Alphaville Brasília iniveste na compensação vegetal de suas áreas ambientais além de executar manutenções preventivas a fatores que possam oferecer risco de degradação.

ENG° Agrônomo Vinicius Cunha – CREA 1013502990D-GO
Responsável Técnico